terça-feira, 17 de junho de 2014

Produzindo um Documentário | Bastidores

Terceiro período da graduação em Jornalismo e eu "puxo" uma matéria chamada Linguagem e Roteirização para Audiovisuais porque primeiro, raramente está disponível e segundo, eu amo cinema! Fiquei muito animada nas primeiras aulas e logo descobri que a turma teria que produzir um documentário. A empolgação foi imediata, mas somente porque eu não sabia a trabalheira que dava produzir um.

A boa notícia é que toda trabalheira e cansaço são transformados em satisfação e alegria transbordante. As dores no pescoço, nas costas, de cabeça e nos olhos valem a pena! As noites sem dormir preocupada com a edição dos vídeos valem a pena. Acordar muito, muito cedo lembrando de detalhes a acrescentar valem a bateção de cabeça à tarde na rua ou no ônibus. Acreditem.

O documentário produzido chama-se "Artistas de rua: profetas no caos.", foi produzido por mim (Lisys Darcy), Paula Winter, Emanuel Barata e Luiz Felipe Gomes e nos leva a conhecer um pouco mais os artistas da cidade de Nova Friburgo, interior do rio, que trabalham na rua e compartilham sua arte com um público que muitas vezes nem os nota. O filme está disponível em HD no Youtube como vocês podem conferir abaixo.



Para registrar toda essa produção, fotografei meu grupo gravando, fiz uns vídeos, e guardei alguns momentos na memória para poder, mais tarde, compartilhar com vocês aqui no blog. 

Eu e Paula Winter gravando a Serena Sol na Praça Demerval Barbosa Moreira

Eu registrando o Encontro Semanal de Malabares e Circo

Eu conversando com Bárbara Monnerat e Davi Canella


 
 Paulinha Winter (is coming) foi trollada pelo tripé que agarrava por um bom tempo até que desistimos e resolvemos usar a câmera na mão.


O Instagram foi a rede social que mais usamos para atualizarmos o status do documentário enquanto era produzido, abaixo estão alguns prints.










Um personagem que eu não poderia deixar de mencionar é um senhor de uns 50 anos, no chute, que não parecia sóbrio, mas também não parecia bêbado, mas também não parecia normal, ahahaha! Ele se aproximou de mim e da Paula perguntando se a gente gostava de fotografia pois ele tinha um livro realmente muito bom sobre fotografia preto e branco e que ele precisava mostrar pra nós, para aprendermos algumas coisas com esse fotógrafo e ainda, disse que a mãe dele foi modelo internacional nos anos 60 e que ele tinha uma pasta com fotografias de trabalhos que ela fez pelo mundo todo! Ao questionar sobre o paradeiro dela, ele resmungou meio dolorido "Ela está na Suíça". Fotografei o homem discretamente, pois não podia perder esse registro. 








Todo o processo foi maravilhoso, todo o trabalho valeu o esforço, passar o sábado quase inteiro na casa do Emanuel Barata finalizando o vídeo já super cansados e irritados porque a legenda saia do lugar, as músicas sumiam ou se embaralhavam, valeu muito a pena! A correria pra "upar" no Youtube em HD e disponibilizar o vídeo para o Luiz Felipe redigir o roteiro literário, foi tudo muito louco e divertido! Fizemos tudo em 8 dias exatamente e a amizade foi reforçada pelo compromisso e pelo amor dedicado a esse trabalho. Agradeço a todos que colaboraram e participaram do filme, assim como os que compartilharam no Facebook e elogiaram nosso trabalho.

A conclusão que eu tirei disso tudo? 
A arte alimenta, cuida, conforta e cura.

And that's all, folks!

Lisys D.


Nenhum comentário: